Skip to main content
idosa com artrite

Artrite Psoriática: conheça as causas, sintomas e tratamentos para a doença

A artrite psoriática (APs) é uma forma de artrite que acomete pessoas que possuem psoríase, doença caracterizada pelo aparecimento de lesões avermelhadas e escamosas, que aparecem principalmente nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo. A maioria das pessoas desenvolve psoríase primeiro e depois a artrite, mas em alguns pacientes a artrite pode começar antes das lesões de pele. Neste artigo falaremos um pouco mais sobre essa condição clínica, suas causas e tratamentos. Continue a leitura!

idosa com artrite

O que é artrite psoriática?

A artrite psoriática é uma doença caracterizada pela inflamação das articulações (que também podem apresentar inchaço e rigidez), de forma dolorosa, em algumas pessoas acometidas pela psoríase. De forma mais abrangente, podemos definir a artrite psoriática como o resultado da combinação de sintomas da psoríase e artrite.

Como a artrite psoriática se desenvolve e quais seus sintomas?

De acordo com o artigo Artrite Psoriática publicado pela Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg (CRM – SP: 52.963), membro do Grupo de Pesquisa e Avaliação da Psoríase e Artrite Psoriática, em geral, a psoríase na pele surge na segunda ou terceira décadas de vida, entre os 20 e 30 anos de idade. Já o envolvimento musculoesquelético e a inflamação articular (artrite) podem se manifestar em qualquer idade, desde crianças até idosos, com maior incidência entre os 30 e 50 anos e frequência similar em homens e mulheres. A forma mais comum compromete pequenas e grandes articulações das mãos, pés, braços e pernas. A inflamação nas enteses (entesite) e nos dedos levando ao característico “dedo em salsicha” (dactilite) são frequentes. Já a forma espondilítica compromete a coluna sendo mais comum em homens e está associada ao marcador genético HLAB27, podendo acarretar em dor e dificuldade na movimentação da coluna.

Outros sintomas e complicações apresentados pelas pessoas com artrite psoriática englobam a fadiga (cansaço), mudanças de humor, anemia, maior probabilidade de manifestar depressão, pressão e colesterol altos, obesidade e diabetes.

Diagnóstico

O diagnóstico da artrite psoriática é clínico e baseado no conjunto da história clínica, exame físico e exames complementares. Exames de imagem, como Raio-X e ressonância magnética das articulações podem mostrar achados sugestivos da doença, o que facilita o diagnóstico.

O diagnóstico correto e precoce ajuda a descartar o fator reumatoide e possibilita iniciar o tratamento adequado tão rápido seja possível, já que o curso natural da doença pode ser rapidamente progressivo, levando a deformidades e incapacidade funcional que podem comprometer muito a qualidade de vida do paciente.

raio x da mão de uma pessoa com artrite

Tratamentos

O tratamento da artrite psoriática visa controlar a erupção cutânea decorrente da psoríase e aliviar a inflamação das articulações ocasionadas pela artrite. Há diversos medicamentos utilizados para o tratamento da artrite reumatoide (AR) que são bastante eficazes para melhorar a qualidade de vida do paciente de artrite psoriática, particularmente os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs – especialmente o metotrexato), a ciclosporina imunossupressora e agentes biológicos. No entanto, somente o médico especialista poderá indicar a melhor opção de acordo com o histórico do paciente e o estágio da doença, com tratamentos específicos que irão promover mais qualidade de vida com o alívio dos sintomas articulares através da combinação de medicamentos e terapias que proporcionam a manutenção da função das articulações, a inibição do dano articular e a melhoria do quadro geral da dor.

exame médico de artritre

Pesquisa Clínica contra a Artrite Psoriática do CEPIC

O Centro Paulista de Investigação Clínica oferece a pacientes com artrite psoriática a oportunidade de participar de um estudo clínico que dedicam novos medicamentos para o tratamento da doença. Se você tem idade acima de 18 anos e possui diagnóstico de artrite psoriática, entre em contato com o CEPIC e saiba como participar da pesquisa para novos tratamentos contra essa patologia. Estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre o tratamento. Participe!

 

Fontes: www.msdmanuals.com | www.hospitalsiriolibanes.org.br


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *