Skip to main content
osteoartrite de joelho

Osteoartrite de joelho: conheça as causas, sintomas e tratamentos da Artrose

A osteoartrite ou artrose de joelho é uma doença degenerativa que acomete os joelhos devido à sobrecarga e/ou desgaste da região e que não tem cura, mas com tratamento ideal o paciente pode conviver com o problema e manter sua qualidade de vida. Neste artigo você conhecerá as causas, sintomas e tratamentos da osteoartrite de joelho. Confira!

osteoartrite de joelho

O que é osteoartrite ou artrose de joelho?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrose é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. Ela é provocada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. A articulação do joelho é uma das mais afetadas em virtude de sua capacidade de suportar peso, assim como a coluna vertebral e os quadris. Os pacientes com artrose se queixam de dor, falta de firmeza, estalos no joelho, rigidez e limitação dos movimentos.

Os números preocupam: segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos possui artrose. E além disso, a doença é considerada pelo Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional de Seguro Social do Governo Federal, a terceira causa de afastamento de trabalho no Brasil. A doença é tão comum que representa de 30% a 40% de todas as consultas em ambulatórios de reumatologia, além de afastar 7,5% dos trabalhadores.

No total são cerca de 10 milhões de brasileiros diagnosticados com osteoartrite de joelho, os quais apenas 40% realizam o tratamento prescrito pelo médico, de acordo com uma pesquisa realizada pelas sociedades brasileira de Reumatismo, de Ortopedia e Traumatologia, de Medicina Física e Reabilitação e de Cirurgia do Joelho.

Causas da osteoartrite de joelho

O artigo Artrose e Osteoartrite do Blog Drauzio Varella explica que a osteoartrite é um processo natural do envelhecimento, mas o desgaste pode ser acentuado por diversos fatores, divididos em causas primária e secundária. Veja a seguir:

Causas primárias: em boa parte dos pacientes não há fatores que justifiquem o quadro de osteoartrite de joelho. Talvez anormalidades anatômicas sutis, como pequenas irregularidades na superfície articular, levem ao desgaste da cartilagem. O exercício físico, quando não excessivo nem associado a traumatismos, não predispõe a enfermidade. Já em contrapartida, a obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes com impacto são fatores de risco. Por outro lado, o condicionamento através de exercícios aeróbicos pode reduzir os sintomas.

Causas secundárias: as osteoartrites secundárias podem se instalar como consequência de traumas, doenças reumatológicas inflamatórias, necrose óssea, injeções intra-articulares repetidas de cortisona, doenças congênitas do esqueleto, doenças metabólicas e endócrinas, e enfermidades em que há comprometimento de nervos periféricos e outras.

Geralmente, os sintomas da osteoartrite desenvolvem-se gradualmente e afetam apenas uma ou algumas articulações a princípio. As articulações dos dedos, base dos polegares, pescoço, parte inferior das costas, dedões dos pés, quadris e joelhos são comumente afetadas.

Sintomas da osteoartrite

A publicação no MSD Manuals feita por Apostolos Kontzias, MD na Stony Brook University School of Medicine, relata que a dor da osteoartrite de joelho, geralmente descrita como uma dor profunda, é o primeiro sintoma, e quando ocorre nas articulações que suportam peso, geralmente é agravada por atividades que envolvem a sustentação de peso (como ficar em pé). Em algumas pessoas, a articulação pode ficar rígida após o sono ou inatividade, mas a rigidez normalmente desaparece dentro de 30 minutos, especialmente se a articulação for movida.

Conforme a doença progride, a articulação fica mais comprometida, tornando-se menos móvel, acabando por não ser capaz de estender-se ou flexionar-se totalmente. Nos joelhos, os ligamentos que circundam e suportam a articulação ficam estirados e a articulação torna-se instável. Alternativamente, o quadril ou joelho podem se tornar rígidos, perdendo sua amplitude de movimento. Tocar ou movimentar a articulação (especialmente ao ficar em pé, subir escadas ou caminhar) pode ser muito doloroso.

Além disso, indivíduos abaixo dos 40 anos não costumam apresentar sintomas. A evolução geralmente é lenta, mas a piora é progressiva com o passar dos anos. Quando há sintomas, eles podem permanecer leves ou mesmo desaparecer por longos períodos, incluindo rangidos e estalos na articulação e inchaço, quando há inflamação.

Tratamentos para osteoartrite

A osteoartrite de joelho não tem cura e não existe tratamento que retarde a evolução ou reverta o processo patológico, mas o condicionamento físico com exercícios aeróbicos, como natação e caminhada é uma medida importante para controle dos sintomas.

O principal objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e permitir que os portadores possam levar uma vida normal, sem dor ou limitações de movimento.  Além disso, medicamentos, como ácido acetilsalicílico e analgésicos comuns, como acetaminofeno ou dipirona, podem ser úteis para tratar episódios isolados de dor, mas sua ação é pouco duradoura. É necessário cautela com o uso frequente de ácido acetilsalicílico, pois ele pode alterar a coagulação e causar sangramentos.

Já corticosteroides não são indicados. Em casos excepcionais, a injeção intra-articular é indicada para aliviar dores persistentes, mas a repetição é capaz de lesar ainda mais os tecidos, agravando o quadro.

Embora a osteoartrite seja considerada uma enfermidade não inflamatória, as alterações que ocorrem nas cartilagens articulares costumam atrair inflamações para o local. Esse componente pode ser reduzido com drogas que pertencem à classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), mas esse uso deve se limitar aos casos de inflamação.

Em casos selecionados, o tratamento é cirúrgico. As intervenções mais frequentes são:

  • Artroplastia (substituição parcial ou total da parte destruída por uma prótese);
  • Artrodese (fusão cirúrgica de dois ossos, usada principalmente na coluna);
  • Osteoplastia (retirada e limpeza cirúrgica da parte óssea deteriorada);
  • Osteotomia (mudança do alinhamento ósseo através do corte de partes ósseas).

Recomendações para quem possui osteoartrite

O artigo Artrose e Osteoartrite do Blog Drauzio Varella traz algumas dicas importantes para quem sofre com a condição:

  • Repouse por algum tempo durante o dia e depois de atividades que solicitem a articulação acometida pela artrose;
  • Adote uma postura cuidadosa ao sentar, levantar objetos e andar, para evitar posições forçadas que sobrecarreguem as articulações;
  • Evite atividades que promovam impactos repetitivos e carregamento de pesos;
  • Use sapatos confortáveis que ofereçam boa base de apoio;
  • Pratique exercícios isométricos (aqueles em que a pessoa fica imóvel, como a prancha) para conferir estabilidade às articulações;
  • Controle o ganho de peso;
  • Se necessário, não dispense bengalas ou andadores, que podem dar maior independência de locomoção;
  • Utilize sempre os corrimãos das escadas e as alças de apoio no banheiro.


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *