Skip to main content
alzheimer

Alzheimer: Conheça as causas, sintomas e tratamentos.

alzheimer

No Brasil estima-se que cerca de um milhão de pessoas sofram com Alzheimer, uma doença degenerativa que acomete principalmente pessoas entre 60 e 90 anos, podendo aparecer antes e também depois desta faixa de idade, porém com menor frequência, afetando funções cerebrais importantes como memória, linguagem, cálculo, comportamento, entre outras, de forma lenta e progressiva, prejudicando o paciente em suas atividades diárias.

Neste artigo nós elencamos as causas, sintomas e tratamentos para você entender melhor o que é o Alzheimer. Continue a leitura!

O que é Alzheimer?

O artigo Alzheimer, publicado no portal do Ministério da Saúde, define a Doença de Alzheimer (DA) como um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

A doença começa a se instalar quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado, surgindo, então, fragmentos de proteínas mal-cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.

Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

Causas da Doença de Alzheimer

A medicina ainda não descobriu as causas do Alzheimer, embora seja conhecido o processo de perda de células cerebrais. O que se sabe é que existe uma forte relação com a idade, ou seja, quanto mais idoso, maior a chance de desenvolver a doença.

O Alzheimer não possui um caráter nitidamente genético, com transmissão direta de geração a geração. Mas, no entanto, estima-se que haja a transmissão da predisposição para desenvolvê-la, o que, junto a fatores ambientais, pode ou não desencadear a doença.

Sintomas do Alzheimer

Os primeiros sinais da doença são a perda de memória, aquela que se repete e começa a comprometer o dia a dia da pessoa, interferindo no funcionamento das atividades pessoais e em seu comportamento.

Com a evolução da doença, estas perdas de memória se tornam cada vez mais progressivas e comprometem até memórias autobiográficas do paciente (como nome dos filhos e netos, etc.).

Além disso, pacientes com Alzheimer também podem ter características depressivas, de agitação e de agressividade, ou até mesmo delírios e alucinações.

Exemplificando, os principais sinais e sintomas do Alzheimer a serem observados são:

  • Falta de memória para acontecimentos recentes;
  • Repetição da mesma pergunta várias vezes;
  • Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
  • Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
  • Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
  • Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
  • Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.

Tratamentos

Apesar do Alzheimer não ter cura, já existem medicações que podem oferecer conforto, alívio e mais qualidade de vida para os pacientes com a doença.

O objetivo do tratamento medicamentoso é proporcionar a estabilização do comprometimento cognitivo, do comportamento e da realização das atividades da vida diária (ou modificar as manifestações da doença), com um mínimo de efeitos adversos.

Tratamento para Alzheimer no CEPIC

O CEPIC desenvolve estudos clínicos para o tratamento da doença de Alzheimer, visando à descoberta de novos e inovadores medicamentos que auxiliarão a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com a condição. Quer saber como se tornar um participante?

Clique aqui e verifique as possibilidades de participação!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *