Skip to main content
colesterol e doenças cardiovasculares

Colesterol elevado causa doenças cardiovasculares, como se cuidar?

colesterol e doenças cardiovasculares

Entenda o que é o colesterol, seus tipos e as maneiras de se prevenir.

O colesterol é uma substância essencial em nosso organismo, mesmo sendo visto por muitas vezes como um grande “vilão”, ele é fundamental para nossas células. Contudo, precisamos tomar muito cuidado e evitar que o nível de colesterol se eleve, aumentando a probabilidade de desenvolver doenças sérias.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Brasil já superou os Estados Unidos quando o assunto é colesterol alto, estimando que 40% da nossa população está com o percentual de gordura elevado, podendo implicar em doenças cardiovasculares.

 

O que é colesterol?

Necessário para o corpo humano, o colesterol possui diversas funções em nosso organismo, como a produção de hormônios, a constituição de membranas celulares, de vitamina D, de ácidos envolvidos na digestão de gordura e muito mais. Aproximadamente 70% desta substância é produzida em nosso próprio corpo, mais precisamente no fígado, e o restante é adquirido através da alimentação, em ovos, carnes e leite integral.

Existem dois tipos de colesterol que produzimos, o que fica presente nas nossas células e aquele que circula nas artérias do corpo, esse segundo é o que, em excesso, pode formar placas de gordura e desenvolver doenças cardiovasculares. Alguns fatores extras, como a hipertensão, o sedentarismo, a diabete e o cigarro ajudam a formar essas placas que nos prejudicam, podendo resultar em infarto e acidente vascular cerebral.

 

Tipos de colesterol

Para definir o tipo de colesterol, é preciso observar o tipo da lipoproteína na composição, uma pequena estrutura formada por lipídios e proteínas, que carrega as gorduras na circulação, assim, é possível observar qual é o colesterol bom e o ruim.

O HDL (sigla para High Density Lipoprotein, em inglês) é quem recolhe o colesterol que fica acumulado nos vasos sanguíneos, tendo como objetivo eliminá-lo pelo fígado, esse é o que chamamos de colesterol bom.

O LDL (sigla para Low Density Lipoprotein, em inglês) é o ruim, que quando acumulada pode entupir as artérias do corpo, e leva o colesterol do fígado para as células.

Assim, quanto mais alto for o LDL-colesterol e mais baixo o HDL-colesterol, maior será o risco de possíveis doenças cardiovasculares.

 

O que causa aumento do colesterol?

Entre os principais motivos para se encontrar o LDL-colesterol alto podemos citar uma alimentação desbalanceada, o excesso de peso, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, causas genéticas e alguns medicamentos.

Em muitos casos, o aumento do colesterol LDL pode ter impacto nas artérias do coração, as coronárias, e a pessoa pode sofrer um infarto de miocárdio, tendo como sintomas mais comuns as dores no peito, queimação ou até mesmo pontadas, falta de ar, fadiga e palpitações.

 

Como cuidar do colesterol?

Para prevenir o aumento do colesterol LDL é fundamental manter uma dieta equilibrada, comer alimentos saudáveis, realizar atividades físicas frequentemente, não abusar do consumo de álcool e, o principal, realizar exames periodicamente, principalmente para quem tem histórico familiar da doença.

Aqui na CEPIC estamos sempre realizando pesquisas clínicas em diversas áreas da saúde, entre elas, as doenças cardiovasculares resultantes do colesterol alto. Para conhecer mais sobre os nossos estudos ou para ser um participante e voluntário das nossas pesquisas, clique aqui.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *