Skip to main content
enxaqueca

Enxaqueca: tudo o que você precisa saber sobre essa doença crônica!

enxaqueca

Entenda mais sobre as principais causas da doença e como tratá-la para ter mais qualidade de vida.

A enxaqueca é uma condição crônica de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo considerada uma das dores de cabeça mais intensas e debilitantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a sexta mais incapacitante no mundo, atingindo cerca de 15% da população mundial, afetando mais mulheres do que homens.

Principais causas da enxaqueca

Embora as causas da enxaqueca ainda não estejam completamente claras, sabe-se que existem alguns fatores que podem desencadeá-la e que é importante cuidar de hábitos alimentares e de vida para prevenir ocorrências.

Genética

Alguns estudos apontam a genética como principal motivo para a enxaqueca, podendo ser herdada dos pais e passada por gerações, afetando as pessoas que têm predisposição à doença.

Hormônios

Entre as mulheres, principais vítimas dessa doença, acredita-se que o fator hormonal seja um dos principais fatores para a doença.

Estresse

As tarefas diárias, correria, muitas preocupações e diversos outros fatores que causam estresse pode ser um fator que desencadeia a doença em algumas pessoas.

Alimentação

Para algumas pessoas, a enxaqueca pode estar associada a uma alimentação desbalanceada ou até mesmo alguns alimentos. Comidas que possuem tiroxina ou tiramina, como chocolates, nozes e queijos são fatores que desencadeiam a doença.

Irregularidade no sono

Se uma boa noite de sono pode ser a cura para muitos sintomas de mal-estar, a falta dele pode desencadear doenças. Entre elas, a enxaqueca, que pode aparecer em muitas pessoas pela privação do sono.

Principais sintomas da enxaqueca

Capaz de afetar um ou ambos os lados da cabeça, a enxaqueca pode vir acompanhada de outros sintomas. Ela pode ser definida como uma dor de cabeça pulsante e intensa que pode durar várias horas, ou em alguns casos vários dias, ocasionando náuseas, sensibilidade à luz e ao som, fadiga, falta de apetite e até tontura.

Principais métodos de tratamento

Atualmente, existem vários métodos de tratamento para a enxaqueca, incluindo medicamentos preventivos, analgésicos, terapias e mudanças no estilo de vida.  Entretanto, cada um deles possui uma característica e podem ajudar de diferentes maneiras cada tipo de pessoa, tudo depende de cada quadro e diagnóstico.

Diagnóstico da enxaqueca

É importante ressaltar que o tratamento da enxaqueca nunca deve ser iniciado sem antes buscar a ajuda de um médico Neurologista. Ele irá te perguntar os sintomas, realizará exames físicos para descartar outras condições e doenças e solicitará alguns exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Existem estudos em andamento para determinar se medicamentos experimentais podem ajudar na sua Enxaqueca.

Estamos trabalhando em estudos de Enxaqueca e, se tiver interesse, você pode entrar em contato conosco

Você também pode contribuir, seja um voluntário. Clique aqui e saiba mais sobre os nossos estudos em andamento e seus pré-requisitos.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *