Skip to main content
saúde mental de pacientes oncológicos

A importância da saúde mental em pacientes oncológicos

saúde mental de pacientes oncológicos

Vivenciar uma doença tão difícil quanto o câncer requer muita força e apoio, seja emocional, psicológico ou físico. Neste artigo falaremos um pouco sobre a importância do apoio à saúde mental de pacientes oncológicos e como o acompanhamento de profissionais qualificados pode fazer a diferença no tratamento. Continue a leitura!

O impacto da descoberta da doença na saúde mental

O diagnóstico de câncer muitas vezes traz à tona o confronto do paciente com a realidade da finitude da vida, despertando temores e impactando negativamente sua saúde mental e de seus familiares cuidadores.

Incertezas e dúvidas com relação ao futuro, tratamento difícil e os desconfortos físicos ainda somam nessa conta, tornando o objetivo de manter-se otimista difícil, o que pode influenciar negativamente no tratamento, uma vez que é comprovado que o otimismo, apesar de não curar, auxilia os bons resultados e expectativas positivas em relação ao futuro podem fortalecer o sistema imunológico.

 

Otimismo x Pessimismo: a influência na saúde e tratamento de doenças

De acordo com matéria publicada no portal Unidos Pela Vida, um estudo conduzido pelas especialistas em psicologia clínica Suzanne Segerstrom, da Universidade de Kentucky e Sandra Sephton, da Universidade de Louisville, analisou as expectativas de estudantes de direito em relação ao futuro afetaram sua resposta imunológica.

Estudos anteriores já haviam concluído que pessoas otimistas em relação à saúde em geral respondem melhor a tratamentos médicos. Foi constatado também que pacientes de transplante cardíaco com perspectivas positivas em relação ao resultado da operação, normalmente se recuperam melhor da cirurgia.

No entanto, ainda não se sabe ao certo até que ponto uma postura otimista geral afeta a saúde mental de pacientes oncológicos, ou se o pessimismo torna alguém menos saudável. Mas é certo que sentimentos negativos podem afetar o tratamento de doenças, inclusive do câncer.

 

Estresse e ansiedade atrapalham a evolução do tratamento do câncer

Pesquisas apontam que a ansiedade e o estresse podem ser grandes vilões da eficácia do tratamento do câncer ao impactar a forma como o organismo reage aos medicamentos recebidos.

Essas condições também atrapalham o bem-estar e a qualidade de vida do paciente oncológico, fatores especialmente importantes durante essa etapa, como afirma a publicação Tratamento do Câncer do portal CON – Oncologia Hematologia Centro de Infusão.

 

Buscar ajuda profissional é fundamental

O Instituto Vencer o Câncer incentiva a procura por ajuda psicológica desde o início do diagnóstico de câncer, pois tudo o que acomete o físico tem sua repercussão no emocional e psicológico. E assim como o médico investiga os sintomas para o diagnóstico de uma determinada doença, o psicólogo também se aprofundará em cada caso para tentar entender a raiz dos sofrimentos psíquicos que o paciente pode apresentar e que podem influenciar negativamente na forma como ele lidará com a doença.

Assim, é possível acompanhá-lo e direcioná-lo pelo melhor caminho na busca pela estabilidade mental. No entanto, em casos mais severos, o psicólogo pode pedir o auxílio de um médico psiquiatra para ministrar medicamentos que auxiliem no tratamento psicológico.

Além disso, outros fatores que podem auxiliar na qualidade de vida e bem-estar físico e mental, como uma boa alimentação, a prática de exercícios e manter a vida social, são coisas que agregam muito positivamente no tratamento e que com certeza serão incentivadas pelo profissional que acompanha o paciente.

 

Conclusão

Com o acompanhamento certo, o paciente ganhará forças para superar e tirar lições importantes de um momento tão difícil como a batalha contra o câncer. Se você é um paciente oncológico, não tenha receio.

Busque ajuda psicológica e tenha mais recursos para vencer essa batalha!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *