Skip to main content
Impactos da Inteligência Artificial em Pesquisa Clínica

Pesquisa clínica e Inteligência Artificial: saiba mais sobre essa aliança!

Impactos da Inteligência Artificial em Pesquisa Clínica

Com a transformação digital, o uso de tecnologias se tornou frequente e, na maioria dos casos, essencial. Diante disso, a Inteligência Artificial (IA) ganhou espaço e força na sociedade e vem, ao longo dos anos, impactando direta e indiretamente diversas áreas, como, por exemplo, o segmento de pesquisas clínicas.

A utilização desse recurso tecnológico está cada vez mais recorrente e demonstra ter potencial para promover a evolução constante do setor. Aliar a IA nos procedimentos envolvendo estudos clínicos pode ser muito benéfico e, até mesmo, transformar a esfera da saúde.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

 

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial é uma tecnologia e um campo da ciência que, através de linguagem computacional, cria sistemas capazes de realizar atividades que exigem intelecto humano, a partir disso, possibilita que máquinas executem tarefas complexas de maneira autônoma.

Vale lembrar que a IA é uma tecnologia abrangente que está em constante desenvolvimento e aprimoramento.

 

Entenda o impacto da IA no setor de pesquisas clínicas

A IA tem um grande impacto no setor de pesquisas clínicas, podendo ser implementada em diversas etapas dos estudos, desde os processos de recrutamento de voluntários, até a análise de resultados de ensaios clínicos.

Por meio dessa tecnologia, torna-se possível analisar altos volumes de dados de forma mais ágil e exata do que os métodos tradicionais, possibilitando que as clínicas identifiquem novos tratamentos, testem hipóteses mais rapidamente e conduzam os ensaios clínicos com mais efetividade.

Em resumo, a Inteligência Artificial vem se consolidando como uma potência na área de pesquisa clínica, garantindo que os procedimentos que implicam esse segmento sejam mais eficientes e precisos. Isso fomenta uma relevante influência na evolução da saúde e, consequentemente, no futuro de milhares de pessoas.

 

Vantagens de aliar a Inteligência Artificial nos estudos clínicos

Existem muitas vantagens de ter a Inteligência Artificial auxiliando nos processos dos estudos clínicos. Sabendo disso, separamos 5 delas para você conferir:

1 – Análise mais rápida e precisa dos dados

Analisa grandes quantidades de dados clínicos em um curto período e com mais precisão do que outros métodos.

2 – Identificação mais precisa de pacientes elegíveis

Auxilia na identificação de pacientes elegíveis para os estudos clínicos com mais exatidão e assertividade, o que pode reduzir os custos e o tempo necessário para recrutar pacientes.

3 – Personalização do tratamento

Ajudar a personalizar o tratamento para pacientes individuais com base em suas características genéticas e outras informações clínicas, por consequência, os tratamentos têm chances de serem eficazes e com menos efeitos colaterais.

4 – Melhor detecção de acontecimentos adversos

Colabora na constatação de situações adversas e reações a medicamentos mais rapidamente do que os meios tradicionais, permitindo que o investigador tome medidas imediatas para mitigar os efeitos colaterais.

5 – Redução de custos e tempo

Viabiliza a redução de custos e o tempo necessário para realizar estudos clínicos, facilitando que mais pesquisas sejam conduzidas e novos tratamentos cheguem ao mercado de maneira mais ágil.

Essas são apenas algumas das vantagens de aliar uma tecnologia de alta performance no setor da saúde. Em geral, a IA pode ajudar a tornar a pesquisa clínica mais rápida, precisa e eficiente, assegurando tratamentos mais efetivos e acessíveis para a população.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *