Participe de um estudo clínico para prevenir a doença causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR)

O CEPIC está oferecendo a oportunidade para participação, como voluntário (a), de um estudo clínico da doença causada pelo vírus sincicial respiratório em idosos. Ajude-nos a encontrar a prevenção desse mal.

O vírus sincicial respiratório (VSR) é um agente causador de infecções agudas do trato respiratório, que pode afetar os brônquios e os pulmões, tornando-se frequentemente o causador de bronquiolite aguda e pneumonia. Embora seja mais comum em bebês e crianças, o VSR pode atingir pessoas em qualquer fase da vida, especialmente na terceira idade (a partir dos 60 anos), causando complicações cardiovasculares e o agravamento de doenças como asma e doença pulmonar obstrutiva, dentre outras que estão associadas a mortalidade significativa. Assim como a gripe, o vírus sincicial respiratório é comum nos meses mais frios do ano, prolifera-se em ambientes pouco ventilados e com muita gente. A sua duração de vida nas mãos é de menos de uma hora, mas em superfícies firmes e não porosas - como móveis e objetos - pode durar aproximadamente 24 horas. É imprescindível a higienização frequente e correta das mãos. A vacina contra influenza não promove imunização para defesa do VSR.

Nos ajude a desenvolver uma vacina contra o VSR.
Participe do estudo clínico do CEPIC.

Quero
Participar

Entre em contato com o CEPIC Saiba como participar da pesquisa de vacina contra o vírus sincicial respiratório.

Tel.: (11) 2271-3456 – das 7h00 às 17h00

Entenda o vírus Sincicial
Respiratório (VSR)

O que é?

O VSR é um agente causador de infecção aguda nas vias respiratórias, tem um alto poder de contágio, principalmente em crianças e idosos, e é o responsável por aparecimento de bronquiolite aguda e pneumonia.

Como é transmitido?

É comum que o vírus surja com mais frequência durante os meses mais frios - de março a outubro, proliferando- se em ambientes pouco ventilados e com muita gente. A transmissão ocorre durante a eliminação de secreções durante a fala, tosse ou espirro de alguém infectado. O toque também é um agente transmissor assim como, beijos, abraços, apertos de mãos ou contato com objetos que já estão contaminados.

Quais são os sintomas?

Alguns dos sintomas são semelhantes aos gripais, como nariz congestionado, dor de garganta e febre, mas o VSR tem algumas particularidades. Procure um médico imediatamente se perceber tonalidade azulada ou acinzentada na pele, tosse intensa, chiado agudo ao respirar, unhas e lábios em uma cor arroxeada, dificuldade para respirar ou perda de apetite.

Qual o tratamento?

Atualmente, há um medicamento injetável disponível apenas para bebês prematuros e crianças. Nenhuma vacina para prevenção ou medicamento para tratamento foram desenvolvidos ainda. Há uma urgência em encontrar uma solução para esse mal.

Como prevenir?

Para prevenir a proliferação do vírus, cubra a boca e o nariz ao tossir e espirrar. Lave as mãos com frequência. Limpe frequentemente as superfícies de alto contato, como maçanetas, mesas, celular etc. Não saia de casa se não estiver se sentindo bem.

Estamos trabalhando para desenvolver um imunizante contra o VSR e, se tiver interesse, você pode entrar em contato conosco para participar.
Virus Sincicial Virus Sincicial Virus Sincicial
Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail.

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade.

Fechar
Cadastre-se

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade.

Fechar
O CEPIC se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito
Conversar com o CEPIC

Aceito receber comunicações via e-mail:

Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.
Fechar