Skip to main content
mulher com calor por causa da menopausa

De olho nos Sintomas Vasomotores da Menopausa: O papel da terapia hormonal no alívio de sintomas

Cada fase na vida das mulheres é marcada por diversas mudanças e descobertas, principalmente em relação ao corpo, uma máquina incrível e, ao mesmo tempo, complexa. Neste artigo falaremos um pouco a respeito dos Sintomas Vasomotores característicos do climatério e a importância dos tratamentos hormonais para o alívio desses sintomas. Não deixe de conferir!

mulher com calor por causa da menopausa

O que são Sintomas Vasomotores?

Uma das fases mais marcantes na vida da mulher é o chamado climatério, período que inicia por volta dos 45 anos com a menopausa (última menstruação) e se estende até os 65 anos de idade (senescência). Essa época representa o término da produção dos hormônios do ciclo menstrual (estrogênio e progesterona), encerrando o ciclo reprodutivo na vida da mulher.

A chegada do climatério desencadeia uma série de sintomas, entre eles os sintomas vasomotores, que são ondas de calor e sudorese noturna, os conhecidos “fogachos” característicos da menopausa que consistem em sensação de calor, transpiração e ruborização da pele, principalmente no rosto.

Sintomas

Os Sintomas Vasomotores da Menopausa aparecem devido à desregulação no mecanismo de controle térmico corporal, muito provavelmente como resultado da diminuição dos níveis de estrogênio.

As ondas de calor costumam começar como uma sensação súbita de calor intenso na parte superior do tórax que sobe para a face, estendendo-se de forma generalizada para o restante do corpo. A mulher se sente muito quente, mas sua temperatura se mantém normal, na faixa de 36,5ºC. Essa sensação de calor pode durar entre dois e quatro minutos, sendo frequentemente associada à transpiração intensa e vermelhidão da pele, decorrentes da vasodilatação dos vasos da pele, que também causam sudorese e consequente perda de calor.

Essa perda de calor causa uma queda abrupta na temperatura corporal, levando a um quadro de leve hipotermia. Quando o fogacho começa a se dissipar, o corpo responde com calafrios, um mecanismo que tem o objetivo de gerar calor em uma tentativa de recuperar a temperatura ideal.

As ondas de calor podem ocorrer em diversos momentos do dia, inclusive durante o período noturno, um agravante que pode prejudicar bastante a qualidade de vida da mulher devido à privação de sono que pode, inclusive, originar a insônia.

O fogacho é um sintoma que acomete até ¾ das mulheres mediante a aproximação da menopausa. Cerca de 80% das mulheres que sofrem com as ondas de calor apresentarão o sintoma por mais de um ano, normalmente por volta de dois ou três.

A menopausa tem tratamento?

Vale lembrar que a menopausa não é uma doença, ou seja, é apenas um processo natural do organismo da mulher. Portanto, não é necessário tratar a menopausa em si, mas sim, buscar alternativas para aliviar sintomas que se apresentem muito agressivos e prevenir problemas crônicos decorrentes da falência dos ovários, como a osteoporose.

Tratamento Comportamental

Os tratamentos comportamentais são a base fundamental na recomendação de médicos e especialistas, pois promovem práticas que visam à melhoria da qualidade de vida da mulher no geral, como por exemplo:

– Alimentação saudável com dieta balanceada;

– Prática regular de atividades físicas;

– Abandono de vícios nocivos à saúde (abuso de álcool e tabagismo);

– Redução de peso com acompanhamento especializado;

– Desenvolvimento de hobbys;

– Investimento em momentos de lazer.

Tratamentos Medicamentosos – Terapia Hormonal

Os tratamentos medicamentosos aplicados dependem da avaliação dos sintomas e queixas da paciente. Entretanto, a terapia com reposição hormonal é o tratamento que mais tem se mostrado efetivo no combate aos sintomas vasomotores.

A terapia de reposição hormonal consiste na utilização dos hormônios que deixaram de ser produzidos naturalmente pelos ovários, o estrogênio e a progesterona, por um período determinado (de no máximo cinco anos) para amenizar os fogachos em mulheres com sintomas de moderada a forte intensidade.

Efeitos colaterais da reposição hormonal

Assim como todo tratamento, a reposição hormonal também apresenta prós e contras. É necessário verificar, antes de tudo, se há presença de contraindicações para o uso do estrogênio pela mulher, como histórico ou presença de câncer mamário ou uterino, fatores de risco para trombose, problemas vasculares, entre outros. Os efeitos colaterais mais comuns da reposição hormonal são:

– Dores nas mamas (mastalgia);

– Náuseas ;

– Cefaleia;

– Sangramentos de escape.

Buscando tratamento

Se você deseja iniciar um tratamento para reduzir os sintomas vasomotores da menopausa com terapia hormonal, converse com seu médico, ele irá orientar você a escolher a melhor opção para seu caso. Você também pode contar com o Centro Paulista de Investigação Clínica, o CEPIC! Conheça nossas opções de tratamento em um estudo clínico exclusivo para os Sintomas Vasomotores da Menopausa.

 Fontes: www.einstein.br | www.endocrino.org.br


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *